Eletromagnetismo

Eletrodinâmica

Exercícios de vestibular

 

1. (UECE) Em um fio metálico, a aplicação de uma d.d.p. entre seus extremos provoca, nele, uma corrente de 10A durante 10 minutos. O número de elétrons que chegam ao pólo positivo, nesse tempo, é, aproximadamente:
a) 3,75 x 1022
b) 2,67 x 1022
c) 2,67 x 1019
d) 3,75 x 1016
e) Nenhuma das respostas anteriores.

2. (UNIFESP) Uma das grandezas que representa o fluxo de elétrons que atravessa um condutor é a intensidade da corrente elétrica, representada pela letra i. Trata-se de uma grandeza:
a) vetorial, porque a ela sempre se associa um módulo, uma direção e um sentido.
b) escalar, porque é definida pela razão entre grandezas escalares: carga elétrica e tempo.
c) vetorial, porque a corrente elétrica se origina da ação do vetor campo elétrico que atua no interior do condutor.
d) escalar, porque o eletromagnetismo só pode ser descrito por grandezas escalares.
e) vetorial, porque as intensidades das correntes que convergem em um nó sempre se somam vetorialmente.

3.  (PUC-SP) Uma corrente elétrica de intensidade 11,2 µA percorre um condutor metálico. A carga elementar é e = 1,6 ∙ 10-19 C. O tipo e o número de partículas carregadas que atravessam uma seção transversal desse condutor por segundo, são:
a) prótons; 7,0 ∙ 1013 partículas.
b) íons de metal; 14,0 ∙ 1016 partículas.
c) prótons; 7,0 ∙ 1019 partículas.
d) elétrons; 14,0 ∙ 1016 partículas.
e) elétrons; 7,0 ∙ 1013 partículas.

4. (ENEM 2009) Em manuais de instruções de aparelhos elétricos dealta potência, uma das principais recomendações é a seguinte: Não utilize em hipótese alguma pinos 'T', benjamins ou similares para ligação de outros aparelhos na mesma tomada de força. Isso pode ocasionar uma quecimento prejudicial e até a queima das instalações. Esse aquecimento prejudicial na fiação da rede junto à tomada deve-se ao aumento excessivo da:
a) corrente elétrica.
b) tensão elétrica.
c) resistência elétrica.
d) tensão e da corrente.
e) corrente e da resistência.

5. (ENEM 2015) A rede elétrica de uma residência tem tensão de 110 V e o morador compra, por engano, uma lâmpada incandescente com potência nominal de 100 W e tensão nominal de 220 V. Se essa lâmpada for ligada na rede de 110 V, o que acontecerá?
a) A lâmpada brilhará normalmente, mas como a tensão é a metade da prevista, a corrente elétrica será o dobro da normal, pois a potência elétrica é o produto de tensão pela corrente.
b) A lâmpada não acenderá, pois ela é feita para trabalhar apenas com tensão de 220 V, e não funciona com tensão abaixo desta.
c) A lâmpada irá acender dissipando uma potência de 50 W, pois como a tensão é metade da esperada, a potência também será reduzida à metade.
d) A lâmpada irá brilhar fracamente, pois com a metade da tensão nominal, a corrente elétrica também será menor e a potência dissipada será menos da metade da nominal.
e) A lâmpada queimará, pois como a tensão é menor do que a esperada, a corrente será maior, ultrapassando para o qual o filamento foi projetado.

6. (ENEM 2009) A instalação elétrica de uma residência utiliza um circuito elétrico em paralelo, em que todos os equipamentos têm a mesma tensão. Quando o equipamento é ligado, ocorre variação na corrente elétrica do circuito, que é diretamente proporcional à potência (P) do aparelho. Observe a figura:


Indique, em ordem crescente, as variações nas correntes elétricas causadas por esses eletrodomésticos.
a) A, B, C, D
b) B, A, C, D
c) D, C, A, B
d) D, C, B, A
e) A, D, C, B

7. (IFSP) Ao entrar em uma loja de materiais de construção, um eletricista vê o seguinte anúncio:
ECONOMIZE: Lâmpadas fluorescentes de 15 W têm a mesma luminosidade (iluminação)
que lâmpadas incandescentes de 60 W de potência.

De acordo com o anúncio, com o intuito de economizar energia elétrica, o eletricista troca uma lâmpada incandescente por uma fluorescente e conclui que, em 1 hora, a economia de energia elétrica, em kWh, será de
a) 0,015.
b) 0,025.
c) 0,030.
d) 0,040.
e) 0,045.

8. (UNIRG) A figura a seguir mostra uma arma de choque utilizada para defesa pessoal.

Esse aparelho, quando em funcionamento, fornece uma corrente de 2 µA em uma tensão de 50.000 volts, o que é suficiente para incapacitar uma pessoa, sem provocar nela danos permanentes. A potência elétrica liberada durante um choque com essas características, em watts, é de:
a) 0,1
b) 0,2
c) 0,3
d) 0,4
e) 0,5

9. (UEPB) O sistema de distribuição da eletricidade nas residências se dá através de três sistemas: monofásico (uma fase e um neutro), bifásico (duas fases A e B, por exemplo, e um neutro) e o trifásico (três fases A, B e C, por exemplo, e um neutro). Nas grandes cidades, o sistema de distribuição da eletricidade na maioria das residências costuma ser bifásico, que se dá da seguinte maneira:

A partir do poste da rua, chegam à casa do consumidor três fios; após passarem pelo “relógio da luz”, o medidor da energia elétrica, esses fios são distribuídos pela casa (figura abaixo). Para não haver sobrecarga, costuma-se fazer uma separação, criando-se duas redes. Assim, os equipamentos existentes nas residências são projetados para serem ligados entre uma fase e o neutro (por exemplo, uma lâmpada) e/ou entre duas fases (por exemplo, um chuveiro). Em alguns locais estratégicos da casa costumam ser colocadas “caixas de luz” que, além de racionalizar e sistematizar as ligações feitas, permitem a colocação de fusíveis ou disjuntores, que interrompem a passagem da corrente elétrica quando esta se torna excessiva. Acerca do assunto tratado no texto, em relação ao consumo de energia elétrica da residência, resolva a seguinte situação problema:

A figura abaixo representa parte de um circuito elétrico de uma residência, com alguns componentes eletrodomésticos identificados com suas respectivas potências (tabela abaixo). A instalação elétrica desta residência está ligada a uma rede monofásica de 220V e protegida por um disjuntor ou fusível F.

Aparelhos
Potência (W)
Lâmpada
150
Ferro elétrico
400
Liquidificador
300
Computador
120
TV
150
Geladeira
300

Considerando que todos os equipamentos estejam ligados ao mesmo tempo, o consumo de energia elétrica da residência, em kWh, durante 120 minutos, é:
a) 4,56
b) 3,52
c) 6,32
d) 2,84
e) 5,34

10. (ENEM - 2016) Um eletricista deve instalar um chuveiro que tem as especificações 220 V — 4 400 W a 6 800 W. Para a instalação de chuveiros, recomenda-se uma rede própria, com fios de diâmetro adequado e um disjuntor dimensionado à potência e à corrente elétrica previstas, com uma margem de tolerância próxima de 10%. Os disjuntores são dispositivos de segurança utilizados para proteger as instalações elétricas de curtos-circuitos e sobrecargas elétricas e devem desarmar sempre que houver passagem de corrente elétrica superior à permitida no dispositivo. Para fazer uma instalação segura desse chuveiro, o valor da corrente máxima do disjuntor deve ser:
a) 20 A
b) 25 A
c) 30 A
d) 35 A
e) 40 A

______________________________________________________________________________________________________________________

RESPOSTAS:
1) a
2) e
3) e
4) a
5) d
6) b
7) e
8) a
9) d
10) d