Exercícios Força de Atrito

  1. Um bloco de massa 5 kg realiza um movimento retilíneo e uniforme numa mesa horizontal, sob a ação de uma força horizontal de 10 N. Sendo g=10 m/s2, determine o coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e a mesa.
  2. Um bloco de massa m = 10 kg movimenta-se numa mesa horizontal sob ação de uma força horizontal F de intensidade 30 N. O coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e a mesa é µ = 0,2 e sendo g = 10 m/s2, determine a aceleração do bloco.
  3. Um corpo de massa 8 kg é puxado, sobre uma superfície horizontal, por uma força F. Sabendo que entre o corpo e a superfície existe atrito, cujo coeficiente dinâmico é igual a 0,3 e que a aceleração do corpo é igual 4 m/s2, determine o valor da força F.
  4. Dados: g = 10 m/s², mA = mB = 2 kg, F = 36 N e \mu\, = 0,1. Desconsidere os atritos no fio e na polia e determine a aceleração do conjunto e a tração no fio.

pla-incl2

5. No plano inclinado abaixo se desloca uma esfera de massa 3 kg. Dados g = 10m/s2, senalfa = 0,87 e cos alfa = 0,5.

plan-incl3

Sabendo que o plano inclinado forma um ângulo de 60º com a horizontal e que o coeficiente de atrito entre as superfícies em contato é 0,4 determine:

a) as componentes Px e Py da força peso.

b) a força de atrito.

c) a aceleração da esfera, sem considerar o atrito.

d) a aceleração da esfera, considerando o atrito.

6. Determine o coeficiente de atrito existente entre duas superfícies em contato, considerando que uma força F = 18N age no móvel de massa 6 kg e o mantém em MRU (movimento retilíneo uniforme). Dado: g=10m/s2

7. Dado o esquema abaixo e considerando que massa do corpo A é igual a 3 kg e massa do corpo B é igual a 7 kg, determine a aceleração do conjunto e a tração no fio. Considere o coeficiente de atrito igual a 0,4, a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, sen 45º = cos 45º = 07.

plan-incl4

 

Retornar ao texto

Retorna à pagina inicial