MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME (MRU)

Um móvel tem seu movimento caracterizado como retilíneo e uniforme, quando a sua trajetória é uma reta e sua velocidade é constante.

Consideramos a velocidade média como a rapidez do movimento. Sabemos identificar um carro, que anda com maior ou menor velocidade, porque analisamos a rapidez do deslocamento dele. E isso nada mais é do que a relação que existe entre a variação de espaço efetuado pelo mesmo e o tempo gasto no percurso.

Sendo v (velocidade), ΔS (variação de espaço ou deslocamento) e Δt (intervalo de tempo),

temos:

                      variação de espaço
velocidade =   traco
                    intervalo de tempo       

ou

   v=\frac{\Delta s}{\Delta t}

A velocidade é positiva, se o deslocamento ocorre no sentido da trajetória adotada ou negativa, se o movimento se dá no sentido contrário da trajetória. No primeiro caso, classificamos o movimento como progressivo e, no segundo, como retrógrado ou regressivo.

Unidades de medidas mais usadas:

No Sistema Internacional de Medidas (SI): m/s

Mas é comum calcularmos velocidade em km/h, cm/s e outras.

 

Para convertermos as unidades de medidas de km/h para m/s, e vice-versa, fazemos:

...... m/s seta3 multiplica por 3,6 seta3 ...... km/h

    ....... km/h  seta3 divide por 3,6 seta3  ........ m/s   

 Função horária da posição em relação ao tempo, para o MRU

Sendo:

v=\frac{\Delta s}{\Delta t}

então,

s=s_o+vt

Esta é a equação que relaciona as posições (ou espaços) do móvel nos respectivos instantes. Nela é constante a posição inicial(So) e a velocidade(v).

Por exemplo, se um móvel sai da posição inicial 45 m e mantém velcoidade constante e igual a 5 m/s, podemos afirmar que a sua função horária é S = 45 + 5t (SI). Observe que não são usadas as unidades de medidas (m e m/s) junto dos seus respectivos valores. Para identificá-las usamos, entre parênteses, logo após a equação, o símbolo (SI) de Sistema Internacional de Unidades. Caso forem outras unidades, como por exemplo, km e km/h, entre parênteses estará (km, h) que serve para identificar que a posição está em quilômetros (km), o tempo em horas (h) e consequentemente, a velocidade em km/h.

Observe que tem duas incógnitas, o S (posição) e o t (tempo). A equação serve para determinar qualquer posição (S) conhecendo o instante (t) em que o móvel está, esteve ou estará naquela posição(S). E também para determinar o instante (t) em que o referido móvel encontra-se em determinada posição (S).


        Gráficos da posição em relação ao tempo, para o MRU

Se o movimento for progressivo, ou seja, a velocidade for positiva, o gráfico da posição versus o tempo será uma reta inclinada ascendente. E, se o movimento for retrógrado, ou seja, a velocidade for negativa, o gráfico da posição versus o tempo será uma reta inclinada descendente.

grafsxt1 grafsxt2

 

Gráficos da velocidade em relação ao tempo, para o MRU

Sendo a velocidade de valor constante, podemos construir o gráfico como uma linha reta paralela ao eixo dos tempos, pois em qualquer instante do deslocamento do móvel, a velocidade será a mesma.

grafvxt1 gravxt2

 

OBSERVAÇÃO: Num gráfico da velocidade em função do tempo, a área que o gráfico forma com o eixo dos tempos é, numericamente igual, ao deslocamento ( ΔS) do móvel.

EXERCÍCIOS: VELOCIDADE MÉDIA

EXERCÍCIOS: FUNÇÃO HORÁRIA

PÁGINA INICIAL